quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Plano B - Rio de Janeiro



Plano B é um espaço para performances, shows, filmes, exposições e loja de discos e vinis no Rio. Estando aqui no Rio nesse ultimo mes, tive oportunidade de ver muuuitas apresentações no espaço, que, posso garantir, não tem igual em Belo Horizonte. Exceto os discos que estão a venda, tudo é muito de graça ou então bem barato.

Nesse país onde cds e discos de vinil importados são tão caros e tudo sempre muito mediado por grandes empresas, o Plano B é uma guerrilha cultural em plena atividade bélica. O dono, Fernando, é um monstro e enciclopédia da musica experimental, rock, eletronico e sei lá mais o que. É ele mesmo que te indica os discos a ouvir e insiste que vc os leve para casa para escutar antes. Sim, antes. Quer copiar os discos? Faça o que vc querer. Enquanto estiver lá, pode ficar curtindo o espacinho caseiro na area lá dentro ou então na rua mesmo, como é de praxe na Lapa, porém, nada se ouve em todo o Rio parecido com o que vem de dentro do Plano B!



Muitas figuras de peso e de leveza, de experiencia e de imaturidade passam por aqui para se apresentar. Qualquer banda experimental de industrial sueco, a Djs étnicos da Africa, passando por aquele muleke da Lapa que tem um projeto com guitarras e pandeiros com sintetizadores e até doutorandos em musica e instrumentistas que se apresentam com free jazz e musica eletroacustica. Plano B é um espaço livre para performances livres, com entrada custando R$0 e cerveja muito barata.

Bom, é nesse espaço que venho fazendo um curso do software open source para Audio e Video chamado Pure Data. O curso terminou e agora na sexta feira é nossa apresentação-improvisação com os instrumentos construidos. De samplers controlados via arduino a sintetizadores Wavetable, de filtros especiais para transformar onibus e freios a mixers com mandadas de efeito dignos de uma mesa de som profissional! Tudo feito por nos mesmos...todos os caminhos..todas as conexões. Só tetéia! rs



Nenhum comentário:

coisas veias