segunda-feira, 11 de abril de 2011

[Cobertura Bogotrax] Laboratório de Reciclagem Eletrônica



O Azucrina Records esteve presente no Festival Bogotrax VIII em Bogotá-Colômbia durante o mês de Fevereiro. O festival que durou duas semanas foi dividido em um primeiro momento com os laboratórios colaborativos e na segunda semana, as festas. O laboratório que participamos ficou conhecido como Co-Hacklab. O conceito do DIY + DIWO, ou seja, Faça VC Mesmo + Faça junto com Outros apareceu bem forte. A idéia foi mesclar todas as oficinas em um mesmo espaço-tempo-grupo e fazer o intercâmbio entre as áreas empiricamente e, diariamente! Então as oficinas originais que aconteceram simultaneamente nesse espaço eram a de Cristiano Rosa a.k.a. Panetone de Circuit Bending (hackeamentos de dispositivos eletrônicos sonoros), do Chimbalab e Libre Pensante de Reciclagem Eletrônica (abrir e retirar componentes e peças de sucata eletrônica para outros usos) e Vanessa De Michelis Hazlo Sonar (improvisação musical com instrumentos e objetos sonoros).

turma da oficina_Matikmatik_Bogota


Día 1. Começou com as atividades de "de-soldagem", descontruindo, abrindo e quebrando barreiras entre toda sorte de eletrodomésticos-eletrônicos e os participantes. Alguns, em contato com a prática pela primeira vez, não conseguiam esconder a alegria de finalmente abrir a caixa preta dos objetos industriais. A partir dai separamos as peças que poderiam ser úteis como componentes, motores, chips, alto falantes, microfones, fontes, etc.

Dia 2. Ja com vários componentes a mão, alguns participantes começaram a combinar e recombinar baterias, sons e luzes de uns objetos com outros, montar circuitos, achar interfaces para seus projetos que iam de caixas de brinquedos vazias a papelões descartáveis.

circuitos reciclados

Dia 3. Algumas coisas começaram a soar. Os mais interessados na prática de Hazlo Sonar então partiram para a investigação de timbres, inputs e outputs, controladores, potenciometros, LDR's e outros utilitários para seus instrumentos.

Dia 4. Os microfones de contato como sempre são um sucesso! Existe uma mágica no seu poder de fazer soar no ar tudo que é sólido!

piezos

Dia 5. Apresentação dos objetos criados pelos alunos em pequeno concerto Hazlo Sonar!


Synth Distorcion 4049



Students Session @ Boogaloop Studio


Parabéns para o festival Bogotrax e seus organizadores, que há 8 anos realizam o festival independente, sem patrocínio de instituições e com a colaboração de artistas, músicos e caravanas do mundo inteiro para realizar o encontro. 128 Artistas locais + 35 internacionais, fanzines, grafite, festas, oficinas, hacklab, ocupação de espaços públicos, evento gratuito, vjs, intervenções urbanas, etc.

Nenhum comentário:

coisas veias