terça-feira, 5 de abril de 2011

Azucrinoise no SESC Belenzinho

Azucrinoise - SESC Belenzinho
Entre os dias 22 e 27 de Março o pessoal do Azucrina Records! ministrou uma oficina de Construção de circuitos no SESC em São Paulo.
O objetivo da oficina, além da prática propriamente dita da construção dos circuitos, era de apresentar e discutir questões relacionadas ao noise e à investigação do som, e abordar a eletrônica a partir desse ponto de vista, ou melhor ponto de escuta.
No primeiro dia apresentamos alguns exemplos da música experimental e do noise a fim de acostumar os ouvidos do nosso público bastante heterogêneo, tanto em gênero [evviva las chicas experimentales!] como idade [não há idade para começar a soldar!!!] ao vasto mundo de possibilidades sonoras além da tonalidade ou modalidade. Ao final apresentamos e construimos alguns utilitários para a prática de soldagem, mostramos alguns dos nossos exemplos bem sucedidos que estão no site e pedimos que cada um pensasse a respeito do que iria desenvolver durante a semana.
Turma
No dia seguinte, discutimos as ideias de cada um e partimos para a prática. Ensaiamos os circuitos nas protoboards e desenvolvemos os projetos de cada um.
estudando
Então, na quinta-feira, um acaso nos levou a ter que queimar nossas próprias placas no percloreto de ferro.
placap
Para então soldar os componentes e fechar o sintetizador de cada um. Para isso foi bastante usada a criatividade, desde as tradicionais latinhas, até caixas de fita de videocassete, caixa de café e até uma caixinha de chá de papelão [a caixa é de papelão, não o chá! rs]
Circuito
Para então, por fim, no último dia partirmos para o que interessa: FAZER SOAR!!!!
Tocando
E então fizemos uma prática de conjunto e uma apresentação regida pela Vanessa.
O pessoal do SESC Belenzinho, o mais novo de São Paulo, está querendo implementar lá um HackLab para que pessoas possam ir praticar e desenvolver seus projetos de eletrônica lá, daí a excelente infra-estrutura e a ótima recepção que tivemos.

Nenhum comentário:

coisas veias