quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Video Final Interferência



Video final de Marcelo Dante cobrindo as apresentações na primeira noite do evento!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cobertura_Interferência (5)




Oficina de Sampleamento Radical e Plunderphonics

Henrique Iwao



Durante dois dias no fim de semana, foram apresentados diversos conceitos e exemplos de sampleagem e pilhagem sonora (plunderphonics).
Partindo do princípio que a cultura é o ato de cultivar e de que milagrosamente o pão da informação pode (!!!) ser multiplicado infinitas vezes, tudo que foi registrado merece ser reproduzido, recortado, recombinado!!!


Através do uso das ferramentas básicas de recortar, copiar e colar foi exercitado o ouvido e a capacidade compositiva de cada um.
Independentemente de qual sistema operacional, seja mac, pc ou linux, cada um usou o programa que achou conveniente.


Alguns dos resultados você pode ouvir aqui
pilhagem by user2387969

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cobertura_Interferencia (4)

Apresentações Henrique Iwao, Contracidade e Retrigger

Henrique Iwao





A apresentação do rapaz oscilou entre ruido, movimento, silencio e quietude. As vezes bruscamente, as vezes bruscamente! Com velocidade Henrique oscilava entre os diversos objetos dispostos na mesa que eram as vezes amplificados, as vezes microfonados, as vezes acariciados, as vezes bruscamente arremessados uns contra os outros e contra os microfones. Dos objetos sonoros passava para os circuitos e brinquedos bendados como se todos estivessem em uma gaveta da cozinha onde ele sem nem olhar soubesse a disposição de cada utensilio. Utilizou tambem uma sampleagem em real time feita por um patch no open source PD onde desenvolveu um algoritimo que a cada tecla apertada a musica era tocada de um determinado ponto, com uma determinada duração. Algoritimo John Oswald! Depois durante a oficina Henrique explicou melhor os processos de sampleagem radical que trabalha e pesquisa.

Ouça um trecho da apresentação: Henrique Iwao 2:50min

Contracidade




Manuel Andrade e Vanessa De Michelis são Contracidade. Pesquisam possibilidades de harmonia entre as frequencias agressivas dos sintetizadores de fio aberto e a exploração de objetos sem utilizar seus parametros default (de preferencia ate quebrando um pouco seus braços, pernas e motores). O inicio se da com o pulso de um gravador Akai antigo tocando fitas desmagnetizadas que aos poucos é tomado por um disco quebrado sendo tocado na pick up. Em seguida algumas outras eletromagneticidades são exploradas com um radinho tocapilhas e captadores de guitarra. Em alguns minutos isso tudo começa a ser engulido em todos os espectros por uma varredura de ondas sintetizadas por pequenos osciladores monstro.

Ouça um trecho da apresentação: Contracidade Short 2:06 min

Retrigger




Como falar do incrivel Retrigger? No inicio estava com medo de apresentar sua quebradeira depois das apresentações nada agitadas que ocupavam a noite ate aqui. Depois de algumas palavrinhas de consolo do tipo "que isso cara, como vc tem coragem de achar que sua apresentação tem algo de normal?" o cavaleiro retomou seu posto, afinou o theremin, pegou emprestado o Atari Punk Console do Gambionália e fez aquilo que todo mundo queria. Finalmente poder dançar tambem esse tal de ruido!

Bom, se quiser ouvir não apenas um trechinho, mas TUDO do retrigger, melhor que baixar aqui, é ir baixar direto o album inteiro de graça!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cobertura_Interferência (3)

Orquestra Gambionalia

A orquestra foi o resultado do workshop de circuit bendingGambiologia + Marginalia Lab, nucleo de pesquisa que esta proporcionando o desenvolvimento colaborativo de diversos projetos de pesquisa em arte e tecnologia.



Os participantes "bendaram" ou modificaram diversos brinquedos como o ursinho acima que passou a rezar o Pai-nosso mais demoniaco dos ultimos tempos de crise, a guitarrinha feliz e colorida que foi sujada e distorcida com um efeito FuzzFace, refizeram alguns projetos classicos do circuit bending como o Atari Punk Console (ja postado aqui anteriormente repetidas vezes) e ainda foi construido um mixer pra dar conta de tanto cabo espalhado pelo palco.




O pessoal da orquestra Gambionalia ficou meio sem jeito na hora da apresentação (as meninas nem subiram no palco! tsc tsc). A maioria das pessoas não estava muito ou nada acostumada a apresentar uma improvisação de ruidos e barulhos estranhos então o acrescentando a camera na jogada, o pessoal ficou timido demais pro tanto de barulho que esses monstrinhos estavam fazendo! Mas na proxima, ah se preparem gambiologos! (mais no final do video da pra ver detalhes melhores do que cada instrumento fazia!)

Aqui esta um trecho da apresentação:



Aqui um overview dos instrumentos construidos:

Cobertura_Interferência (2)

Palestra Ibrasotope por Henrique Iwao



O Ibrasotope foi inaugurado em 15 de dezembro de 2007, com o objetivo de promover concertos, encontros, palestras & workshops de música experimental em São Paulo. Funciona no domicílio de Henrique Iwao & Mário Del Nunzio, que ha 3 anos misturam seus dia-a-dias com quem fomenta a pesquisa, produção e ambição de tornar o Brasil da musica experimental um pais mais proximo e mais colaborativo.





Nesse programa de radio vc pode ouvir em entrevista feita por Arrigo Barnabe, um pouco mais sobre esses rapazes, esses espaços, o centro de são paulo e algumas peças.



No espaço tambem são realizadas oficinas e workshops que vão de circuit bending, a percussão, de arduino a PD, e assim por diante.



O Ibrasotope tb lançou 3 coletaneas de musicos que tocam frequentemente no espaço ou aterrisaram por la algumas vezes. Vc pode ouvi-las no Myspace.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cobertura Interferência (1)

Palestra Azucrina Records (resenha)


Vanessa_foto por Marcelo Dante

Abrindo o evento fizemos uma apresentaçäo sobre a trajetoria do selo, que foi da criaçäo do site e abordagem inicial indo ate a eventos e festivais. No inicio, nossa intençäo era gerar conteudo virtual, compilar lançamentos em mp3 e contactar outros selos virtuais para formar uma rede. Esse catalogo inicial compreendia uma coletanea de diversos amigos e colegas que fazem musica no computador e engavetam suas produçöes por falta de saber o que fazer com elas. Conheça e baixe aqui as primeiras coletaneas AZRECS

Com o passar do tempo fomos notando que na verdade, gostariamos de gerar as mesmas relaçöes no cotidiano que estavamos propondo no mundo virtual. Queriamos a Rede na Rua e na Tora. A partir dai começou a amadurecer essa ideia de procurar pessoas, bandas, djs, produtores e lugares que compartilhavam das mesmas ideias e vontade de fomentar a cena de musica independente na nossa cidade. O foco havia mudado, agora eramos um coletivo que estava em busca de fazer festas e festivais de banda na rua, em mercados, em viadutos, em coletivos, em casas noturnas. Qualquer lugar onde pudessemos misturar nossos estilos que väo de garage rock a grindcore, de ambient a electrotech, de eletroacustico a circuit bending.
Isso tudo culminou no festival de lançamento do Azucrina Records em Julho, com o titulo-lema: Na Rua Na Rede Na Tora (cliue para ver fotos do lançamento), onde incluimos tambemo outros coletivos que compartilham das mesmas ideias como O Coletivo Pegada e Forceps.

Agora depois de 6 meses de Azucrina Records estamos muito felizes com os resultados obtidos e acreditamos que existe um contexto bem mais fertil para que surjam e sejam apoiadas tantas iniciativas musicas nessa cidade. Com muito suor e noites viradas fazemos parte dessa recem explosao de atividades independentes que vem ocorrendo em Bh em 2009, parabenizamos e agradecemos todos os coletivos, grupos, bandas, djs, entusiastas, colaboradores, amigos e colegas que estäo batalhando para isso ser possivel.

Mais rede na rua, mais musicas na tora, mais eletronica nos nossos instrumentos, menos expectativas e mais participaçäo!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Show do Muda na Obra!

Azucrina Records na Obra!


Na ultima quinta feira, teve um show da banda Muda, dos integrantes AzRecs em BH! O show foi um convite surpresa portanto, teve um "que" de correria pra agregar amigos, banda, instrumentos e tudo mais! De acordo com os amigos foi o melhor show, desde o ultimo em Julho. Tinhamos 3 musicas novas e apresentamos o mais recente brinquedinnho. Um mini sintetizador da marca Faça-vc-mesmo-seu-circuito. O esquema era do Atari Punk Console, montado na oficina de gambiologia.


Cocão, moendo a bateria!


Guilherme, costeletas e linhas de baixo amarrando tudo


Manuel na clarineta, sintetizador e Vanessa na guitarra



Todas as fotos por Flávia Regaldo.

Arto Lindsay


Sexta-feira, 2 de outubro, Arto Lindsay fez uma performance exclusiva nos palcos Inhotinianos . Exclusiva pois ali só estavam poucos queridinhos VIPS (o show era aberto ao público mas evitou-se propositalmente a divulgação) e muitos funcionários enlouquecidos, que logo cobriram com danças performáticas a distância que inicialmente havia se aberto entre o público e o palco.


Noite cenário, não tanto pelo palco estar em meio a um dos tantos jardins a la “paraíso perdido” locais, mas pela combinação de nuvens carregadas sob a luz fraca de um final de tarde úmido que ajudou a espalhar o extraordinário som, e a dramaticidade construída de holofotes – diga-se de passagem que entre eles vários eram verdes e apontados para a natureza.


Experimentações consolidadas. Uma guitarra desconcertante entre sons variados de um "Brasil Tropicália". Mistura eclética de músicos - de todas as partes do país e do estrangeiro, combinação sobreposta de ritmos, desconstruções e por vezes sua voz melódica.


Arto nasceu nos Estados Unidos e foi criado no Brasil, sendo influenciado pelo experimentação musical dos anos 60 do país. Compositor, vocalista e guitarrista, Arto se tornou conhecido a partir dos anos 70 pela sua inovação musical desconstruindo ritmos e assimilando diversos gêneros em sua música.
Arto também é um renomado produtor tendo se destacado no Brasil por suas parcerias com Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Costa, Carlinhos Brown, e particularmente Marisa Monte.



Tradicional inovador, colocando-se sempre na vanguarda, Arto apresentou em Belo Horizonte (ou Brumadinho...) uma performance ao seu estilo.

-site oficial desatualizado:
http://www.artolindsay.com

coisas veias