quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cobertura_Interferencia (4)

Apresentações Henrique Iwao, Contracidade e Retrigger

Henrique Iwao





A apresentação do rapaz oscilou entre ruido, movimento, silencio e quietude. As vezes bruscamente, as vezes bruscamente! Com velocidade Henrique oscilava entre os diversos objetos dispostos na mesa que eram as vezes amplificados, as vezes microfonados, as vezes acariciados, as vezes bruscamente arremessados uns contra os outros e contra os microfones. Dos objetos sonoros passava para os circuitos e brinquedos bendados como se todos estivessem em uma gaveta da cozinha onde ele sem nem olhar soubesse a disposição de cada utensilio. Utilizou tambem uma sampleagem em real time feita por um patch no open source PD onde desenvolveu um algoritimo que a cada tecla apertada a musica era tocada de um determinado ponto, com uma determinada duração. Algoritimo John Oswald! Depois durante a oficina Henrique explicou melhor os processos de sampleagem radical que trabalha e pesquisa.

Ouça um trecho da apresentação: Henrique Iwao 2:50min

Contracidade




Manuel Andrade e Vanessa De Michelis são Contracidade. Pesquisam possibilidades de harmonia entre as frequencias agressivas dos sintetizadores de fio aberto e a exploração de objetos sem utilizar seus parametros default (de preferencia ate quebrando um pouco seus braços, pernas e motores). O inicio se da com o pulso de um gravador Akai antigo tocando fitas desmagnetizadas que aos poucos é tomado por um disco quebrado sendo tocado na pick up. Em seguida algumas outras eletromagneticidades são exploradas com um radinho tocapilhas e captadores de guitarra. Em alguns minutos isso tudo começa a ser engulido em todos os espectros por uma varredura de ondas sintetizadas por pequenos osciladores monstro.

Ouça um trecho da apresentação: Contracidade Short 2:06 min

Retrigger




Como falar do incrivel Retrigger? No inicio estava com medo de apresentar sua quebradeira depois das apresentações nada agitadas que ocupavam a noite ate aqui. Depois de algumas palavrinhas de consolo do tipo "que isso cara, como vc tem coragem de achar que sua apresentação tem algo de normal?" o cavaleiro retomou seu posto, afinou o theremin, pegou emprestado o Atari Punk Console do Gambionália e fez aquilo que todo mundo queria. Finalmente poder dançar tambem esse tal de ruido!

Bom, se quiser ouvir não apenas um trechinho, mas TUDO do retrigger, melhor que baixar aqui, é ir baixar direto o album inteiro de graça!

Nenhum comentário:

coisas veias