segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Santiago_Chile_dia 03

el sofa 2

No primeiro fim de semana antes do encontro terminaram de chegar nossos ilustres amigos Panetone e Lisa Kori! Novamente brasileiros e havaiana se encontram para continuar o circuito experimental, dessa vez no Chile! Chegaram na sexta feira a noite e estavamos com as meninas do Chimbalab no EL SOFA. Elas estavam dando uma oficina de Sequencer Love (sequenciador + atari punk)

el sofa - taller chimbalab

lisa y panetone

El Sofa significa Sociedad fomento de las artes. É um centro cultural onde se fazem oficinas, workshops, apresentações, performances e tem algumas lojas de produtores independentes. Lá acontecem oficinas de Yoga a Pure Data, de Circuit Bending a dança-contato e improvisação. Tem também um café lindo com umas lojas de roupas e objetos de designers novos. Tudo isso num formato meio squat, meio casa na arvore. Tem um jardim no meio com várias casas nas arvores onde dormem alguns frequentadores e sofás, muitos sofás para todos os lados! rs


Imagem2
el sofa

No final do dia fomos todos a casa de Cony, a outra responsável pelo Chimbalab. Primeiro momento de reunião de todos os participantes do Sudex (sudamerica experimental). Se falou pouco sobre o encontro e se bebeu bastante pisco! Cozinhamos juntos e bailamos a cumbia latina. Um primeiro momento de descontração e reconhecimento!

bailando

furando placas

No sábado partimos para um passeio pela cidade a noite e um jantar de comida típica chilena: pastel de choclo (milho). Antes desse jantar, fomos a praça Brasil onde tinha uma feira independente de quadrinhos e publicações-editoras autônomas. Havia algumas coisas interessantes, bastante revistas, bottons, camisetas, ilustrações, etc. O que mais gostei no entanto foi um ilustrador Mapuche que estava por lá. Mapuche é o povo nativo-indígena do Chile. Existem outros, mas esse é o de cultura e população mais representativas. Esse ilustrador, provavelmente de decendência direta dos Mapuches fazia xilos e desenhos com pena das tradições e histórias do seu povo na linguagem dos quadrinhos. Muito bonito e forte. Infelizmente não sei o suficiente sobre o povo para saber o que era tradição real e o que era super-imaginação heróica quadrinística.

lo mapuche

Existe um problema de bombas e atentados políticos-anárquicos em Santiago nos últimos anos que levou a promulgação de uma lei anti-terrorista. O chefe de polícia depois de 3 anos sem conseguir achar os culpados pelos atentados foi substituído por um novo chefe no meio desse ano, que, ainda sem sorte em achar os culpados, resolveu mostrar serviço e fez uma "limpa" na cidade. Prendeu vários representantes Mapuche e também fechou squats e okupas. É sempre mais fácil culpar os assumidos grupos de oposição. Santiago é uma cidade bastante politizada e com coletivos auto-gestionados que agora estão um pouco enfraquecidos ocupando seu tempo em tentar liberar os 20 a 30 companheiros que estão nas cárceres. Me lembra um pouco a história dos piores de Belô, no entanto, esses anarquistas aqui estão presos não por formar quadrilha mas por suspeita de atentado terrorista.

te aburres de la rutina de la ciudad?


imagens: Carou Aráujo

Nenhum comentário:

coisas veias