quinta-feira, 29 de abril de 2010

Radiolivre.org



O projeto radiolivre.org é uma das ações iniciais para que se concretize a Rede de Rádios Livres. Lá poderão estar postados múltiplos conteúdos, entre eles: memória (processo histórico), conhecimento (técnica + legislação), criatividade (música e programação), organização (movimento), enfim, novas formas de resistência Às novas formas de dominação!

De acordo com perfis criados coletivamente, as rádios se classificam hoje como: livres, comunitárias, educativas, laboratoriais, clandestinas, piratas... Diante desta diversidade enriquecedora há algo com que se identificam: são a amplificação das vozes oprimidas e se tornaram alternativas "vivas" aos arbítrios do poder e dos consensos majoritários, tão comuns aos meios de comunicação de massa e às universidades.Acreditamos em um sistema de comunicação plural, descentralizado e anti-monopolista.

Enquanto este sentido de cidadania, de estar no mundo, for considerado crime, estaremos fortalecendo a prática da desobediência civil. Desobediência a uma legislação retrógrada, que não condiz com os anseios da sociedade e nem sequer resguarda seus direitos. Faixas de ondas são de propriedade coletiva, conseqüentemente, os instrumentos para utilizá-las - microfones, transmissores e antenas - também devem ser.

Texto por Juliana Lima @ Radio livre .org

Na oficina de montagem de transmissor FM que participei com essa galera, construimos um mini-transmissor que literalmente funciona! O projeto está muuuuuuito bem explicado aqui na wiki do radiolivre.org.
Transmitimos com uma antena de fio de cobre de 1 metro e meio que só conseguiu transmitir a 1 metro com bastante perda de volume, no entanto, da para pesquisar outros materiais e inclusive agregar antenas de outros equipamentos para amplificar o sinal e a distancia.



O evento no qual fizemos a oficina de radiotransmissão foi no pontão da Eco no Rio de Janeiro.

Copyfight - Seminário e Laboratório de Conhecimentos Livres

Nenhum comentário:

coisas veias