quinta-feira, 15 de abril de 2010

CUCA CHE GUEVARA



Durante esse mês fui convidado a conhecer os CUCA Che Guevara, um Centro Urbano de Cultura, Artes e Esportes.

Ele acabou de ser inaugurado pela Prefeitura e está num processo de transição de Direção. Atualmente a prefeitura está cedendo seus funcionários, mas em breve, o CUCA se tornará um órgão independente e promoverá a inclusão social dos jovens da primeira regional de Fortaleza.
A criação dessa OS (organização social) impedirá com que o CUCA sofra as mudanças de governo e seja menos dependente das oscilações eleitorais.

O que mais me impressionou foi ver a Barra do Ceará. O grande encontro do Rio com o Mar, um lugar maravilhoso e que é um lugar tão subutilizado e largado. A vegetação do mangue é maravilhosa e a praia, incrível, mas por algum motivo a cidade deu as costas a esse paraíso e ainda por cima cuspiu uma ponte por cima (nem ao menos para essas pontes serem bonitas). Tenho saudades da época em que os seres humanos ainda eram o principal habitante das cidades.




E no meio disso tudo a prefeitura resolveu transformar um velho clube de regata num gigantesco equipamento para atender aos jovens da regional. E a estrutura, e o pessoal de lá, prometem!

Pra ter noção da escala, eis uma foto do estúdio de áudio por dentro:

Não cheguei a usar o CUCA em toda sua potencialidade, mas não posso deixar de falar sobre esse gigante que está ávido por ser utilizado. Ele acabou de abrir e ainda não tem atividades suficientes para se dizer que está funcionando a todo vapor. Mas garanto que quem se atrever a buscar parcerias para escrever seus projetos não se dará mal.

Principalmente a galera do rádio, vejam só a vista da cabina de mixagem:

E a da cabina de gravação:


Fiquei impressionado com o tamanho do equipamento, voltado para os jovens das favelas da regiao da Barra do Rio Ceara. Alem de ser um lugar paradisiacio subutilizado, o CUCA possui uma linha completa de equipamentos de som, fotografia, vídeo além de sala de cinema e um cineclube.

Sou o primeiro a questionar os impropérios dos governos, mas quando algo é bom, merece também apoio! Ao passear por lá conversamos com alguns pedreiros, que já viraram porteiros e realizam outros tipos de serviço dentro e todos eles falavam do CUCA com muito carinho: "estou construindo isso daqui para o meu filho!"

e logo o pessoal da atual direção muito abertos e dispostos a diálogo. Daí quem tiver interesse de ingressar em Fortaleza e quiser aproveitar o espaço e equipamentos para realizarem seus projetos artisticos/sociais é só me escrever que terei o maior prazer de realizar o contato entre os interessados. A Barra do Ceará precisa de atenção e carinho. E essa oportunidade não pode passa em branco.

Nenhum comentário:

coisas veias