quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

deVERcidade


"Neste momento milhões de imagens são criadas, produzidas coletivamente e compartilhadas em redes de escala mundial. Que imagens são essas? Quem são seus autores? O que dessa produção permanecerá como memória e corpo do nosso tempo? Estas são algumas questões levantadas pelo Instituto da Fotografia – IFOTO com a 4a edição do deVERcidade, mostra de fotografia que acontecerá de 24 a 28 de fevereiro de 2010 no entorno do Mercado dos Pinhões, na Praia de Iracema, Fortaleza.

No galpão em ruínas vai se concentrar a exposição de ensaios de 43 fotógrafos selecionados de 11 estados e do Distrito Federal. Mais três artistas e dois coletivos, entre eles o alumbramento, foram convidados pelo Instituto para apresentar trabalhos na mostra. O deVERcidade contará ainda com alguns trabalhos do homenageado desta edição, o fotógrafo baiano Mário Cravo Neto, falecido em agosto de 2009."


O trabalho que desenvolvi com a galera do alumbramento foi uma sequencia de fotos em movimento tiradas na futura casa da fotografia. Que é um predio abandonado que fica ao lado dos prédios onde a galera mora. A casa é toda eclática por fora e tem uma estátua engraçada de algum personagem com um coqueiro. Por dentro descobrimos ter sido um orfanato pelas inscrições nos ferros das colunas "escola ".
Paralelamente gravamos diversos sons da região como o típico chegadinho, que é a versão cearense do nosso beiju, só que o vendedor, ao invés de levar aqueles sacos plásticos, carrega um tambor metálico com os chegadinhos dentro, e ao invés daquela prancheta com um ferrinho, ele bate um triângulo feito de ferro de construção com um rítimo bem nordestinos. Ele passa impreterivelmente às 3 da tarde na nossa rua todos os dias.

em breve fotos do resultado...

Nenhum comentário:

coisas veias