O Impróprio é um espaço (Anti)Cultural, autogestionário e anti-hierárquico que começou em junho de 2003. Localizado no Centro de São Paulo, o espaço vem oferecendo eventos com shows, palestras, debates, oficinas, vídeos, uma biblioteca, estúdio, lanchonete vegan e um bar. Durante os dias 22, 23 e 24 de abril de 2011, encerraram suas atividades com uma grande festa. A ideia foi juntar debates, palestras, shows, oficinas, exposições e performances de grupos independentes que participaram da trajetória do espaço ao longo desses 8 anos. Leia o manifesto de encerramento do espaço Impróprio e veja a lista completa de atividades aqui.
Curto-circuito induzido e caminhos proibidos percorridos com solda são exemplos de ações e ideias que permeiam o universo do circuit bending. Através da modificação e `dobradura` das funções originais de equipamentos eletrônicos, brinquedos e outros circuitos sonoros criam-se novos instrumentos musicais, máquinas atrevidas e exercita-se formas de se perder a inocência quanto a presença e uso dos eletrônicos.
Como material para a oficina, pegamos o pequeno manual de circuitbending desenolvido pelos amigos da Gambiologia e adaptamos para nosso enfoque. Cada grupo fez o seu objeto-monstrinho-eletrônico a partir de sucata da obsolescência programada. Surgiram uns hibridos de cdrom com mouse que faziam embaixadinhas mulancas, uma "calculetradora" de mensagens encriptadas por código nenhum, um carrinho de brinquedo que agora é ex-polícia, e, por ultimo, um sintetizadorzinho derivado de um cartão sonoro de brinquedo.
Hibrido CDROM + mouse
Calculetradora
Ex-Polícia
Sintzinho
Nada melhor que o fim de um espaço como esse para impulsionar a oficina de dobradura que parte do fim de objetos funcionais ou não para quebrar o gelo entre as pessoas e o universo eletrônico. Brincando durante dois dias de combinar e desprogramar a obsolescência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário