quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Eletronika - Palestras


Hoje começou o Eletronika, no 104. Finalmente, com mais de meio século de atraso... BH começou a ocupar os galpões como local de cultura...
Assisti à palestra do André Midani, um cara é considerado um dos nomes mais importantes da indústria fonográfica brasileira dos anos 60. Velhinho, aos 77, muito simpático e com sotaque francês forte [ele nasceu na síria, mas viveu a vida toda na frança e depois brasil] andré falou sobre a história da indústria fonográfica e sobre velhos e novos paradigmas para a industria fonográfica.
André sempre se encantou com a criatividade e sempre procurou com seu trabalho criar o espaço para a vivência, contato e troca entre os artistas. Na visão dele, o técnico é um parceiro do músico e sua existência dependente do trabalho do artista. Se o objetivo de tornar possível a arte (produto e vivência) se torna mero meio para atingir ao lucro, a arte e a vida se perdem.

Para ele a tecnocracia anula o ímpeto criativo. Que a industria fonográfica, nasce da música, mas, atualmente desvirtuada em jogos capitalista que vêem o artista como um obstáculo ao lucro, um temperamental, sem responsabilidade.

Que se por um tempo a indústria fonográfica tinha o caráter, ainda puro, de junto aos músicos tornar possível o sonho da reprodução e distribuição da música, após os anos 50, com o rock 'n' roll branco (sic), os técnicos, detentores da fina arte de reproduzir fielmente as canções, se distanciaram do conjunto e se alinharam em um pensamento que visava ao lucro gerando uma indústria de escravos de milhões de dólares.

Quando o CD chega, nos anos 80, emplaca como a técnica mais lucrativa, mas menos atrativa, pois o tamanho das caixas podou a tatibilidade das composições gráficas que acompanhavam os vinis. E que s 90 os CD´s se mostram pouco duráveis e é criado o crime pirataria no Brasil.

Transformando a maravilha da técnica de reproduzir a preços muito baixo a cultura e o pensamento em um inimigo mortal.
Quando chegaram os digitais então, os custos de criação, armazenamento e difusão cairam a quase zero e acabou de vez com o problema da escassez!

Enfim que a tecnologia anda mais rápido que as leis e que o tempo não volta.
Que as profissões do futuro não existem hoje e que as do passado não existem mais.
Agora o artista não faz mais show para vender o disco, mas discos [anacronismos hehehe nem a língua segue tão rápido quanto a técnica] para vender o show.

Finaliza dizendo que apesar da quantidade, pouco tem se produzido com qualidade. E que ainda está pra nascer um estilo que gere mudança de comportamento e que a revolução AINDA não começou! ;)

Interessante ouvir a opinião de alguém de dentro da indústria, e que percebe que os tempos mudaram e que é preciso se adaptar.

A EXPERIÊNCIA DA INDUSTRIA FONOGRÁFICA PODIA VALER PARA OUTROS TECNOCRATAS. Não aguento mais ouvir sobre quantos empregos foram gerados com tal obra do governo e quantos milhões de PIB foram gerados no país, superavits, debentures...
E a vida? aquela que a gente vive com os pés no chão? o que muda com o pré-sal ou crescimento econômico? Provavelmente muita dependência, fumaça e estresse...

Já está na hora de pararmos de perguntar QUANTO? e começarmos a perguntar COMO?

Nenhum comentário:

coisas veias